BNG agradece ao Bloco de Esquerda pela iniciativa parlamentar sobre a atuação da GNR em Monção

Agresión a concelleiras do BNG de Salvaterra.

A Executiva Nacional do Bloco Nacionalista Galego enviou uma comunicação ao Bloco de Esquerda expressado o agradecimento pela iniciativa parlamentar para esclarecer a atuação de violência injustificada da GNR em Monção contra duas vereadoras e um vereador do BNG de Salvaterra do Minho. A deputada do BE, Cecília Honório, apresentou na Assembleia da República uma pergunta ao Ministério da Administração Interna para que respondesse se o Governo considera aceitável que eleitas e eleitos da Galiza possam ser alvo de uma intervenção policial manifestamente desproporcionada e ainda sobre que medidas serão tomadas para averiguar os motivos de uma atuação desta natureza.

A Direção do BNG valorizou muito este ato de solidariedade fraternal entre forças de povos irmãos que, aliás, partilham valores e princípios políticos e ideológicos. Ao tempo, a Executiva Nacional fez votos por que a relação e a colaboração entre o Bloco de Esquerda e o BNG continue para a frente e mesmo possa tornar-se maior no futuro, especialmente no que diz respeito ao combate às políticas anti-sociais 'de austeridade' impostas pela União Europeia e à luta pela plena soberania das duas nações.

Parabéns pelos resultados eleitorais na Madeira

A Executiva do BNG aproveitou a ocasião para transladar ao BE os parabéns pelo resultado obtido nas recentes Eleições à Assembleia Legislativa da Madeira em que conseguiu recuperar o lugar no Parlamento Regional e com a maior representação que o Bloco teve alguma vez na Madeira, elegendo dois deputados.

Esta felicitação estende-se também ao PCP na medida em que a coligação que integrava, a CDU elegeu também dois deputados na Assembleia Legislativa da Madeira.

Agradecimento do BE da Madeira

A Comissão Coordenadora Regional do Bloco de Esquerda da Região Autónoma da Madeira agradeceu as felicitações endereçadas pela Comissão Executiva Nacional do BNG, acerca dos resultados eleitorais obtidos na eleição para a Assembleia Legislativa desta Região.“Gostaríamos de vos transmitir a nossa disponibilidade para estreitar os laços de cooperação com o BNG e de vos manifestar a mais profunda admiração pelo trabalho que prosseguem na Galiza”, expressou o BE da Madeira. E ainda: “Aproveitamos para vos dizer que sempre que se proporcionar teremos muito gosto de vos receber na Madeira em Jornadas de Trabalho ou apoiando qualquer camarada que por cá passe”.